Descubra o triar Saúde! Baixe Agora!
Descubra o triar Saúde! Baixe Agora!
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que se caracterizam por serem causadas por vírus transmitidos por vetores artrópodes.
No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti.
A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro a maio.
Embora pessoas de todas as idades possam ser afetadas, os idosos e aqueles com condições crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, correm maior risco de desenvolver casos graves e complicações que podem ser fatais.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada.
Principais sintomas:
Dor muscular;
Fadiga;
Dor de cabeça e no fundo dos olhos;
Perda de apetite;
Dor abdominal;
Febre alta;
Manchas vermelhas na pele.
Fonte: Adaptado do Ministério da Saúde – acesso em 14/04/2024 às 20h12 – https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue
O vírus da dengue (DENV) é transmitido principalmente por via vetorial, ou seja, pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. Transmissões por via vertical (de mãe para filho durante a gestação) e por transfusão de sangue são raras.
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. A vacina contra a dengue entrou no Calendário Nacional de Vacinação pela primeira vez em fevereiro de 2024.
Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do vetor Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle para a dengue e outras arboviroses urbanas (como chikungunya e Zika).
As principais e mais efetivas ações de prevenção e controle da Dengue são:
Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
Remoção de recipientes que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
Manutenção adequada de reservatórios e caixas de água, garantindo sua vedação;
Limpeza e desobstrução de calhas, lajes e ralos;
Participação na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Adaptado do Ministério da Saúde – acesso em 14/04/2024 às 20h12 – https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue
Para obter informações confiáveis sobre dengue e outras doenças, recomendamos sempre que sejam consultadas fontes confiáveis e atualizadas.
Organizações de saúde reconhecidas mundialmente, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde Brasileiro, são algumas das fontes mais confiáveis atualmente.
Certifique-se sempre de verificar a data da publicação do material consultado, para garantir que esteja acessando as informações mais recentes e atualizadas.
Ministério da Saúde – https://www.gov.br/saude/pt-br
Organização Mundial da Saúde – https://www.who.int/
Baixe o triar Saúde agora e
tenha um aliado confiável no
seu cuidado com a saúde.